Brand Like Reserva: como unir lucro, inovação e propósito
- Barbara
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Reserva: Como unir lucro e propósito em um só negócio
Quem se interessa pelo mundo das marcas, com certeza admira a Reserva. Ela é um dos melhores cases de branding do Brasil. A empresa, que começou como uma pequena loja de roupas no Rio de Janeiro, se transformou em um ícone da moda e em um negócio com faturamento de 1,6 bilhões em 2023.
Mas você sabe como a empresa chegou nesse patamar? Vem com a gente entender o que fez da Reserva uma das marcas mais reconhecidas e amadas do Brasil.
Um pouco sobre a história da Reserva
A Reserva foi fundada em 2004 por dois jovens cariocas – Rony Meisler e Fernando Sigal – que nunca tinham trabalhado na indústria da moda. Mas o que poderia ter sido uma desvantagem, foi na verdade um dos trunfos do negócio. O olhar de ‘outsider’ dos sócios permitiu com que trouxessem novos ares para o segmento.
Enquanto o mercado buscava um lifestyle específico, a Reserva se posicionava como um amigo e não como uma marca de moda. Para inverter essa lógica, muitos padrões tiveram que ser quebrados.
Mais do que um grife, uma plataforma de comunicação
Desde o início, ao invés de seguir tendências passageiras, a Reserva optou por criar um estilo próprio, uma moda casual com personalidade que refletisse o lifestyle do seu público-alvo: homens jovens com um poder aquisitivo mais alto. Para isso, as roupas seriam usadas como mídia para disseminar suas causas e a sua visão de mundo. Não demorou para a marca se tornar sinônimo de estilo e qualidade e pra que as camisetas com o famoso pica-pau se tornassem uma febre entre os cariocas.
A loja como uma mesa de bar
Para a Reserva ser percebida como um amigo, as lojas precisariam ser uma espécie de mesa de bar, em que as pessoas tomassem uma cerveja, trocassem experiências e só então adquirissem uma peça. Para isso, os vendedores precisariam ser descolados e capazes de manter uma conversa despretensiosa com os clientes, para criar uma relação de confiança antes da venda. Exatamente o oposto do modelo tradicional do varejo em que o vendedor empurra os produtos para a compra.
Em 2011 a Reserva levou esse conceito para um novo patamar, inaugurando sua primeira concept store. A ideia era unir moda e entretenimento em um espaço onde os clientes podiam jogar videogame, tomar cerveja, fazer a barba e customizar as peças que compravam. Com uma atmosfera diferente, a loja se tornou um point para os amantes da moda.
Uma marca que dá o que falar
Nos anos seguintes, a Reserva continuou a reforçar seu espírito ousado e inovador, com campanhas provocativas criadas para gerar debate, despertar a curiosidade e provocar reflexões. A marca não tem medo de se posicionar, e de compartilhar a sua visão de mundo: quebrando preconceitos, e promovendo uma moda consciente.
Collabs estratégicas
Mas a abordagem inovadora não para por aí. A empresa é uma das mais ativas no mercado quando o assunto são as collabs, ou parcerias com outras marcas para a criação de coleções exclusivas. Ao unir forças com designers, celebridades e marcas conectadas com o seu estilo, a Reserva amplia sua visibilidade e atrai novos públicos.
Inovação como Motor de Crescimento
Outro aspecto que diferencia a Reserva é sua constante busca por inovação. A Reserva está sempre um passo à frente quando se trata de encantar seus clientes.
Esse ano a marca inovou na experiência de compra online: os clientes agora poderão provar as roupas virtualmente no site da marca. A ideia é simples: após selecionar algumas fotos, o cliente poderá visualizar a roupa implementada em seu corpo por meio de inteligência artificial.
Responsabilidade Social e Ambiental
Um dos aspectos mais inspiradores da Reserva é seu compromisso com a responsabilidade social e ambiental. Consciente do impacto de suas operações no meio ambiente e na sociedade, a marca adota práticas sustentáveis em todas as etapas da cadeia de suprimentos, desde a produção até a distribuição dos produtos.
Além disso, a Reserva também desenvolve inúmeras iniciativas sociais. Por meio de projetos educacionais, culturais e de empoderamento, a marca busca fazer a diferença na vida das pessoas e contribuir para a construção de um mundo mais justo e inclusivo. Ao se manter fiel aos seus valores, a Reserva construiu uma base enorme de clientes leais e engajados.
As lições da Reserva
A história da Reserva é uma fonte de inspiração para empreendedores, empresários e profissionais de marketing em todo o mundo. Ela nos mostra como uma marca pode se destacar em um mercado competitivo unindo lucro e propósito, através da inovação, da criatividade e do compromisso com seus valores. Na Lightsoul estamos aqui para ajudá-lo a construir uma marca significativa com a Reserva, que não apenas venda produtos, mas que também conte histórias, inspire pessoas e crie uma conexão emocional com o público. Se quiser falar sobre a sua empresa com um de nossos consultores, entre em contato conosco. Vamos ter muito prazer em ajudá-lo nessa jornada de evolução.
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