Metodologia E5Light®

 

Desenvolvemos trabalhos completos de marca.

Levamos o cliente da concepção da estratégia
à execução e otimização dos resultados.

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E1

Exploração

Mapeamento de cada ponto de contato da marca e avaliação minuciosa da jornada de experiência do cliente – da descoberta inicial até o pós-compra. O objetivo é identificar pontos de evolução e oportunidades para criar experiências memoráveis e significativas em cada estágio da jornada.

Entrevistas com os principais líderes da empresa e aplicação de pesquisa com todos os colaboradores para captar a percepção interna sobre a marca, os valores culturais da empresa, o clima organizacional, a sinergia entre as áreas e a atratividade da marca empregadora.

Mapeamento dos territórios de diferenciação explorados pelos principais concorrentes da empresa e identificação de oportunidades de apropriação de territórios no mercado.

Levantamento de empresas dentro ou fora da categoria, do Brasil e internacionais, que possam servir de inspiração para a marca do ponto de vista de identidade, comunicação e experiência de marca.

Aplicação de Pesquisa Qualitativa (grupos de foco, social listening, entrevistas em profundidade ou pesquisa etnográfica) e Pesquisa Quantitativa para fornecer uma compreensão profunda do público e captar insights valiosos que direcionem a tomada de decisão com relação ao posicionamento da marca, criação de estratégias de comunicação, aprimoramento da experiência e criação de novos produtos ou serviços.

Análise das mudanças de comportamento, inovações tecnológicas, movimentos culturais e tendências emergentes que influenciarão o cenário competitivo e as preferências do público nos próximos anos. Essas tendências trazem insights valiosos que permitem antecipar as necessidades e desejos dos consumidores e moldar a estratégia da marca, para que ela se mantenha relevante e competitiva em um ambiente em constante evolução.

Consolidação de todos os achados da fase de Estratégia, identificação de insights para a criação do novo posicionamento da marca, levantamento de oportunidades de negócio capazes de expandir a atuação da empresa e criação de um plano com a priorização de Quick Wins: ações rápidas que exigem baixo investimento e que são capazes de alavancar a performance do cliente já no curto prazo.

E2

Estratégia

Definição da quantidade de marcas, estrutura e hierarquia entre elas dentro do portfólio da empresa. Em outras palavras, este trabalho estabelece quantas marcas são necessárias, como devem se relacionar entre si e de que forma devem ser comunicadas para trazer maior clareza e maximizar seu valor.

Realização de um workshop (remoto ou presencial) para o levantamento de discussões e condução de dinâmicas de branding junto ao time do cliente. Ao final do Workshop, não apenas saímos com uma definição clara do novo posicionamento da marca, mas também com um sentimento de união e comprometimento com a construção da nova marca por parte de toda a equipe.

Definição dos conceitos que deverão inspirar, alinhar e direcionar todas as ações, comunicação e experiência da marca nos próximos anos, incluindo público-alvo, propósito, valores, personalidade, benefícios e essência da marca.

Mapeamento de territórios de inovação para identificar oportunidades de crescimento e expansão dos limites tradicionais da marca, com base em seu Posicionamento. O mapa de inovação amplia a elasticidade da marca sem perder sua essência, levantando novos produtos, serviços, experiências ou parcerias que agreguem valor e ressoem com o público-alvo.

Criação do Employer Value Proposition (EVP) com o objetivo de atrair, engajar e reter talentos alinhados com a cultura da empresa. O EVP destaca o que torna a empresa um local de trabalho único e atraente (além de salários competitivos e benefícios), como sua cultura organizacional, valores da empresa, oportunidades de desenvolvimento profissional, ambiente de trabalho e impacto social.

E3

Expressão

Criação de um nome memorável, que sintetize a personalidade e a essência da marca e que a diferencie dos concorrentes. Dentro do processo de branding, o nome é visto como um poderoso ativo estratégico na construção de reconhecimento, lealdade, conexão emocional e associações positivas para a marca.

Criação das diretrizes de Tom de Voz da marca que ajudarão a diferenciá-la e a criar uma conexão com o público. Para facilitar a aplicação da nova linguagem, as diretrizes são ilustradas com base em exemplos reais de comunicação da marca.

Desenvolvimento de uma assinatura marcante que acompanhe a marca, ajudando a tangibilizar sua atuação e posicionamento para todos os seus públicos

Criação de um texto inspirador e impactante que represente o posicionamento da marca. Uma declaração pública das intenções, motivações e do ponto de vista da marca que pode ser usada como uma importante ferramenta de comunicação.

Criação de todos os elementos do universo visual da marca, incluindo logo, grafismo, paleta de cores, tipografia, ícones e estilo fotográfico. Todos esses elementos são criados a partir do posicionamento da marca, com o objetivo de transmitir de forma estratégica sua personalidade e criar uma conexão emocional com o público.

Criação de embalagens que representem visualmente o conceito da marca, criem uma experiência envolvente e diferenciem o produto no ponto de venda. O objetivo não é só chamar atenção do consumidor, mas também reforçar a percepção de qualidade, autenticidade e valor da marca, influenciando positivamente a decisão de compra e fortalecendo o vínculo emocional com os clientes.

Elaboração de um guia para geração de conteúdo orientada por Inteligência Artificial. O objetivo é direcionar de forma prática a comunicação da marca, garantindo o alinhamento com relação ao posicionamento e tom de voz definidos para a marca.

Um guia sintético em formato eletrônico (PDF) para referência sobre o posicionamento da marca e direcional completo, tanto para a aplicação de sua identidade quanto para a criação de sua experiência.

E4

Experiência

Planejamento minucioso da jornada do cliente, entendendo suas necessidades, desejos e expectativas em cada ponto de contato com a marca. Desde o primeiro contato até a fidelização, cada interação é meticulosamente projetada para cativar, encantar e construir um relacionamento duradouro com o público.

Criação de branded moments ao longo de toda a jornada de experiência da marca. Esses momentos são cuidadosamente projetados para surpreender o cliente e transmitir os valores, a personalidade e a identidade da marca de uma forma memorável e impactante, criando uma conexão com o público.

Elaboração de um planejamento anual para a comunicação e as ativações internas da marca com o objetivo de dar vida à nova cultura e promover o engajamento dos colaboradores. O plano deverá definir os objetivos em cada etapa, mensagens-chave, canais a serem utilizados, conteúdo a ser criado e a periodicidade de cada ação.

Criação de um pacote de materiais de apoio para o lançamento da nova marca, incluindo os pontos de contato escolhidos pelo cliente, tais como: templates e capas de redes sociais, assinatura de email, fundo de tela para calls, papelaria, banner, folder, balcão de PDV etc.

Criação do conteúdo e UX do site com base no posicionamento, identidade visual e verbal da marca. O objetivo é garantir total alinhamento com o projeto de branding para criar uma experiência consistente e que ajude a maximizar a percepção de valor da marca.

Concepção e criação de um vídeo para o lançamento da nova marca, que seja capaz de encapsular sua essência e posicionamento em uma poderosa peça audiovisual. O trabalho contempla a criação de roteiro, a definição de cenas (que podem ser obtidas por banco de imagens ou captação externa), trilha sonora, narração, produção, edição e finalização do vídeo.

Definição de canais, objetivos de comunicação e mensagens-chave para cada público, a partir da criação de suas personas. A estratégia deve ser elaborada com base no posicionamento da marca, para reforçar sua diferenciação, aumentar seu reconhecimento e a conexão com o público.

E5

Expansão

Diagnóstico abrangente das atividades de marketing, identificando KPIs e analisando dados de desempenho para entender os resultados alcançados. Ao final do estudo, serão fornecidas recomendações estratégicas para otimizar campanhas, melhorar a eficiência de custos e aumentar a rentabilidade geral das ações de Marketing.

Com base nos achados do Diagnóstico de Performance, desenvolvemos uma proposta de hipóteses e experimentos estruturados para a marca. Essa metodologia de testes e iteração permite à empresa aprender rapidamente, adaptar sua estratégia e alavancar seu crescimento de forma mais rápida e sustentável.

Realização de diferentes workshops e treinamentos in-company, com o objetivo de alinhar toda a empresa com relação à nova marca, unir as áreas em torno de um objetivo em comum, capacitar o time a adotar uma mentalidade centrada no cliente e fornecer ferramentas práticas para implementar efetivamente a estratégia de Branding e Performance.

Acompanhamento contínuo e sistemático do desempenho e da percepção de marca ao longo do tempo. Essa etapa envolve a coleta regular de dados como reconhecimento de marca, preferência do consumidor, associações de marca, consideração de compra e lealdade do cliente. O objetivo é avaliar o impacto das iniciativas de marketing, identificar tendências e ajustar a abordagem, conforme necessário. Ao fornecer insights valiosos sobre a saúde e o posicionamento da marca, esse monitoramento ajuda a orientar as decisões estratégicas e a garantir que a marca permaneça relevante e competitiva no mercado.

Desenvolvimento um plano de Go-To-Market com o objetivo de maximizar o impacto do lançamento e gerar entusiasmo em torno da nova marca. O planejamento deve contemplar: a seleção dos canais de comunicação mais adequados para alcançar o público-alvo, a elaboração de um plano de mídia, a definição de eventos de lançamento e parcerias estratégicas, assim como campanhas de pré-lançamento para criar buzz em torno da marca antes mesmo do seu lançamento oficial.

Em reuniões semanais com o time do cliente, oferecemos orientação estratégica e suporte prático para resolver desafios que possam surgir durante o lançamento, garantindo que todo processo ocorra de forma fluida. Ao acompanhar de perto a equipe, garantimos que cada etapa seja executada com excelência e de forma alinhada aos objetivos estratégicos da marca.